Página inicial > Últimas Notícias > Comércio Exterior de São Borja é pauta de reunião no Governo do Estado

Comércio Exterior de São Borja é pauta de reunião no Governo do Estado

Publicado: Sexta, 08 Dezembro 2023 10:55

Durante a última quinta-feira (06/12), o Prefeito Eduardo Bonotto, esteve em reunião com o Secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, para discutir acerca das preocupações, no que se refere ao setor logístico e Comércio Exterior de São Borja e Uruguaiana, em decorrência da ação do Estado de Santa Catarina, que requer que as cargas de importações rodoviárias oriundas do Mercosul (exceto do Uruguai), façam seu ingresso pela fronteira do município de Dionísio Cerqueira, com benefício de redução de ICMS.

Bonotto lembra que a medida está prevista para entrar em vigor já a partir do dia 01º de janeiro 2024 e impactará diretamente na economia dos municípios “tal medida impactará negativamente nas fronteiras do Rio Grande do Sul. Somente de São Borja estima-se que mensalmente mais de 1.500 (Mil e Quinhentos) caminhões com cargas de importação tenham que mudar a fronteira de ingresso, causando prejuízos à economia local e ao setor logístico. Entregamos um documento do setor produzido durante a 1ª Mercolog e também um ofício da ABTI relatando as medidas adotadas, reforçamos mais uma vez nosso compromisso com nossas cidades, região e o setor do comércio exterior.”

O encontro que aconteceu no Palácio Piratini, em Porto Alegre, também contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores ver. Élvio Feltrin, Ver. José Luiz Machado, o presidente do SDAERGS Marcelo Klarc, representando a ACISB e os despachantes aduaneiros de São Borja Enedir Ramires e o representante do Dep. Frederico Antunes.