Dengue - Primeiro caso em 2025 é registrado em São Borja
Situação está sob controle, mas vigilância continua.
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, após enviar material ao LACEN, novo caso de dengue em São Borja. Apesar do registro, a Secretária Sabrina Loureiro afirma que a situação está sob controle e que as medidas de prevenção estão sendo intensificadas.
O último caso positivo havia sido registrado há cerca de 3 meses. A paciente, uma mulher de 26 anos residente no bairro Itacherê, contraiu o vírus na cidade pois não viajou nesse período. Ela não apresenta mais sintomas e está sendo acompanhada pela equipe de saúde.
Janaína Leivas, médica veterinária, informou que, assim que o caso foi notificado, dia 02 de janeiro, uma equipe de agentes de endemias realizou uma pesquisa vetorial na região e aplicou inseticida nos imóveis próximos. Nenhum dos demais moradores da residência ou daquela área apresentaram sintomas. O caso foi confirmado no 09 do corrente. Além disso, a população do bairro está sendo orientada sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Do primeiro dia do ano até este domingo, 19 de janeiro, foram registradas 31 notificações entre hospital, PAM e ESF’s.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de que a população continue colaborando com as ações de combate ao mosquito, eliminando qualquer objeto que possa acumular água parada em suas residências.
Redes Sociais